Ads Top

Gearbest Amazfit GTR Smart Watch Only $139.99! promotion

TOP 7 APLICATIVOS GRÁTIS PARA PRODUTIVIDADE NO PC

Na correria do dia-a-dia, perder tempo procurando alternativas a programas familiarizados ou forçar instalação de aplicativos não otimizados ou compatíveis com Linux, fazem com que muitos desistam das distribuições do pinguim e retornem ao Windows ou Mac OS.

Hoje, vou passar meu TOP 7 de aplicativos recomendados para melhor usabilidade no Linux.

1. GOOGLE CHROME & GAPPS


Utilizado por muitas pessoas, independente da plataforma escolhida (móvel - Android ou iOS, desktop - Linux, Windows e Mac OS), o Google Chrome oferece a melhor interatividade e compatibilidade de recursos para a internet.

Além da função de navegador, no Google Chrome, utilizo as aplicações Google disponíveis, como Google Keep, Google Drive, Google Documentos, Google Planilhas, Google Apresentações, além da possibilidade de "criar" meus próprios aplicativos, utilizando a função atalho do navegador e abrir em nova janela.

Para instalar no Linux, basta baixar a versão compatível no site oficial: clicando aqui!

2. RHYTHMBOX


Se você, assim como eu, curte ouvir suas músicas baixadas no formato mp3 ou não tem internet boa para usar serviços de streaming de áudio, o Rhythmbox faz um excelente trabalho de gerenciamento das suas músicas com um design clean, minimalista e eficiente.

O app também conta com plugins para recursos online como rádios, soundcloud, podcasts e outros.

Para instalar, basta procurá-lo na loja de aplicativos ou pelo terminal usando o seguinte código:

sudo apt install rhythmbox rhythmbox-plugins

3. AUDACITY


Um dos apps que carrego comigo desde quando utilizava Windows, o Audacity é um aplicativo gratuito de edição de áudio, totalmente interessante, cheio de recursos para quem não quer perder muito tempo aprendendo configurando o aplicativo ou para soluções provenientes de pirataria.

Com o Audacity, você consegue tanto gravar, como editar seu áudio, mais profissionalmente possível, hoje em dia, muito utilizado por produtores de podcasts, youtubers e criadores de conteúdos audiovisuais independentes.

Para instalar, basta procurá-lo na loja de aplicativos ou pelo terminal usando o seguinte código:

sudo apt install audacity


4. GIMP (GNU Image Manipulation Program)


Como o nome já diz, o GIMP é um programa de edição de imagens, semelhante ao Adobe Photoshop, que permite trabalhar com camadas, aplicar efeitos de plugins de cores e estilos, blur (aquele desfoque que muitas câmeras de celular fazem hoje em dia), inserir textos, redimensionar imagens, recortar, colar e muito mais.

Mesmo com o Photoshop tendo alguns recursos a mais que o GIMP, exemplo das Smart Labels, o mesmo não fica para trás, utilizando até mesmo temas e atalhos que o tornam bem familiar aos usuários do aplicativo da Adobe, assim como aconteceu comigo.

Para instalar, basta procurá-lo na loja de aplicativos ou pelo terminal usando o seguinte código:

sudo apt install gimp gimp-gmic


5. INKSCAPE


Ainda na área de edição, criação e manipulação de imagens, o Inkscape faz um trabalho bem interessante no que se trata de imagem vetorizada. Semelhante aos aplicativos Corel Draw e Adobe Illustrator, o Inkscape é a alternativa gratuita para quem trabalha ou esta iniciando na área de design, design gráfico ou sistema de plotagem.

Apesar de não ter a função nativa para exportar PDF ou trabalhar com perfis em CMYK, os mesmos podem ser adicionados no pacote disponibilizado no próprio site da Adobe e o arquivo finalizado com utilização de outro app, como o LibreOffice Draw, que utilizo somente para este fim.

Os desenvolvedores tem planos para inserir estes e outros recursos, porém, como se trata de um trabalho não remunerado, suas atualizações tem demorado mais que softwares pagos, mesmo assim, ainda é um baita de um software, do qual utilizo para todas as produções para meus clientes.

Para instalar, basta procurá-lo na loja de aplicativos ou pelo terminal usando o seguinte código:

sudo apt install inkscape


6. OBS STUDIO


Para quem tem interesse em trabalhar com gravação ou streaming de conteúdo para canal em plataforma de vídeos ou áudio, o OBS STUDIO é a melhor ferramenta grátis que você encontrará na internet.

Equipado com diversos recursos disponíveis na internet, esse aplicativo dispensa comentários e já fizemos vídeo ensinando como instalar e configurar o mesmo: confira clicando aqui!

7. KDENLIVE


Apesar de hoje em dia, diversos canais e blogs recomendarem o Davinci Resolve para edição de vídeo, o Kdenlive é o aplicativo que mais utilizei e aprendi a editar, do qual conseguirá instalar em qualquer máquina com Linux e editar, um vídeo simples sem limitações por compatibilidade de hardware, como ocorre no DR.

Para instalar é bem simples, no Xubuntu ou Ubuntu 18.04 já vem nos repositórios do sistema, basta procurá-lo na loja de aplicativos ou pelo terminal usando o seguinte código:

sudo apt install kdenlive

DICA EXTRA: para usar tema escuro, instale também o Krita que acompanha as libs de tema.

CONCLUSÃO!

Esses são os aplicativos que mais me auxiliam na produtividade, por isso, espero que também lhe ajude. Caso tenha esquecido algum app, comente aqui abaixo para auxiliar num próximo TOP 7 e também aos demais leitores.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.