Ads Top

Gearbest Amazfit GTR Smart Watch Only $139.99! promotion

ALTERNATIVA GRATUITA AO ADOBE LIGHTROOM

O Adobe 'Photoshop' Lightroom é um software designado a edição rápida e o armazenamento de fotos digitais permitindo ao usuário importar uma grande quantidade de fotos a partir de uma câmera ou cartão de memória, fazendo diversos ajustes nas mesmas.

Suas funções são extremamente interessantes, porém, o preço de R$ 35/mês (na data desta matéria) faz com que muitos recorram a pirataria ou outros softwares, como no caso de hoje, falaremos sobre o Darktable.


O Darktable é um aplicativo Open Source para fotografia, onde você pode gerenciar negativos, realizar tethered shooting e desenvolver/aprimorar imagens raw. Você pode usar tags, rótulos de cor, classificações de estrelas, entre outros, devido à sua coleção de módulos que permite aos usuários consultar banco de dados flexíveis no bd do aplicativo.


Ele não fica atrás de alguns aplicativos de fotografia, devido ao grande número de recursos a disposição do usuário, entre eles temos:

  • Gratuidade completa num software completo e original.
  • Uso de efeitos fotográficos e auxiliadores para correção de imagens.
  • Exportar imagens de forma simples e prática para qualquer outro aplicativo de edição.
  • Interface didática e intuitiva, bem próximo dos softwares mais utilizados no meio profissional.
  • Disponibilidade em diversos idiomas, incluindo português, inglês, alemão, francês, hebraico, italiano e muito mais.
  • Módulos e extensões para edições mais completas e complexas com preset de correção de cor, efeitos e pós-processamento.
  • Importar arquivos em diversos formatos, seja arquivo bruto em raw, imagens em alta definição em formatos jpg, cr2, hdr, pfm e mais.

  • O fato é que o Darktable é um software bem completo com mais recursos do que podemos citar aqui e totalmente disponível para você mesmo baixar e utilizar em sua máquina.


    INSTALAR NO LINUX

    No caso no Ubuntu, Linux Mint, Elementary ou outros sistemas baseados na distribuição da Canonical, basta abrir o terminal do seu sistema e digitar o seguinte código:

    sudo apt install darktable

    Ou abrir a Loja de Aplicativos (Programas) do seu sistema e procurar pelo mesmo na área de Gráficos e Fotografia.

    Confira abaixo a livestreaming realizada pelo Erickson do canal Livre Software, utilizando o Darktable para editar algumas fotos pessoais tiradas no Natal.

    _________________________________________________

    Gostou? Compartilhe! Dúvidas, sugestões, correções, deixe nos comentários.

    Nenhum comentário:

    Tecnologia do Blogger.