Ads Top

Gearbest Amazfit GTR Smart Watch Only $139.99! promotion

QUAIS OS RISCOS DE USAR SHOP ROM???

Atualmente, com o avanço da tecnologia, muitas empresas chinesas tem se destacado no mercado pelos smartphones robustos em especificações como memória RAM, espaço de armazenamento (ROM), câmeras e muito mais, porém, o que muita gente não sabe, é que alguns aparelhos contém as SHOP ROM e hoje veremos um pouco mais sobre isso.


O QUE É SHOP ROM?

Primeiramente, as SHOP ROM são ROMs (imagens de sistemas operacionais para dispositivos móveis) modificadas por algumas lojas que adiciona alguns idiomas não disponíveis nas versões chinesas e programas com vulnerabilidades para diversos vírus, links suspeitos, propagandas indesejadas e muito mais.

POR QUE EXISTEM AS SHOP ROM?

A intenção das lojas é burlar o período de lançamento do(s) aparelho(s) em sua versão GLOBAL, afim de que o mesmo seja vendido antes com a versão chinesa e possa gerar assim mais lucro para as mesmas que oferecem o(s) produto(s). Afinal de contas, os aparelhos são lançados primeiramente para o mercado chinês e demora algum tempo para que o mesmo seja lançado globalmente.

Uma forma pra que você tenha uma possibilidade de adquirir o produto antes do lançamento global internacional, porém, pode expor seus dados aos hackers, devido as vulnerabilidades encontradas nas mesmas. O que pode pode entregar dados pessoais e confidenciais nas mãos de pessoas mal intencionadas.

COMO IDENTIFICAR AS SHOP ROM?

À princípio, a dica vai para os aparelhos chineses da marca Xiaomi.
Primeiramente, no próprio site onde você compra o produto, costuma indicar a versão da ROM do mesmo, por exemplo, na GearBest, nós podemos ver a informação abaixo como indicação se ele contém ou não a maledeta Shop Rom.


Outra forma pela qual podemos identificar uma versão de SHOP ROM, nos aparelhos da Xiaomi, é através da sua versão da MIUI. Geralmente, esses aparelhos contém 5 números e/ou contém a letra CN no código de sua versão, exemplo abaixo.


Enquanto a versão GLOBAL contém apenas 4 números em sua versão e a letra I no meio do código da versão da MIUI.


Outras coisas que podem auxiliar na identificação se seu aparelho contém ou não a versão com SHOP ROM nativamente são:

  • Ausência da suíte GOOGLE APPS (ou seja, Play Store, Play Services, Gmail e outros);
  • Erros de escritas na tradução ou tradução incompleta;
  • Bugs na MIUI e/ou sem opção de atualização ou atualização automática de versão;
  • Restrição de aplicativos como Pokémon GO, Netflix, entre outros;
  • Aparecimento de propagandas aleatoriamente no decorrer da utilização do aparelho;

Essas são algumas opções para identificar se seu aparelho precisa ou não de instalação manual da ROM. Caso tenha mais alguma opção não mencionada, deixe nos comentários.

Veja também a análise do Xiaomi Redmi Note 4 que importamos com a versão chinesa/ShopRom no canal:



Gostou? Compartilhe! Dúvidas, sugestões, correções, deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.