Ads Top

Gearbest Amazfit GTR Smart Watch Only $139.99! promotion

COMO REMOVER O TEARING NO XFCE

Uma das coisas mais chatas de se ter quando está assistindo um filme ou jogando um game é o tearing, aquele efeito que corta metade ou uma parte da exibição, deixando um pequeno lag entre as duas partes de um mesmo momento. E hoje, vamos ensinar como remover o tearing no XFCE do Ubuntu Linux de forma prática e fácil.


Atualmente, mesmo com a opção para ativar, o compositor do XFCE não consegue dar conta de tirar o tearing com a sincronização vertical, proporcionando momentos frustrantes como este abaixo. E Isso não é algo particular do Ubuntu, mas, todas as distribuições que tem o XFCE como interface gráfica apresentam o mesmo problema.

ACABANDO COM OS PROBLEMAS

No vídeo abaixo, esclarecemos todos os passos para remover o tearing de seu sistema:


1. Primeiramente, você deve desativar a sincronização de desenho vertical indo em:
CONFIGURAÇÕES > AJUSTES DO GERENCIADOR DE JANELA > COMPOSITOR > SINCRONIZAÇÃO AO BRANCO DA TELA
2. Abra o terminal de seu sistema para instalarmos o Compton (compositor de janelas) e digite ou copie e cole o seguinte código:
sudo apt install compton
3. Após instalar, feche o terminal e vá em configurações novamente, porém, desta vez, acesse sessão e inicialização: CONFIGURAÇÕES > SESSÃO E INICIALIZAÇÃO > INÍCIO AUTOMÁTICO DE APLICATIVOS e procure por Compton Compositor na lista de inicialização.

4. Se já existir, basta ticar para ativar o mesmo na próxima inicialização e já faça efeito. Caso contrário, basta criar a regra em ADICIONAR e em nome digite Compton Compositor, em descrição digite Compositor de janelas anti-tearing e no código basta copiar e colar o código abaixo e apertar OK (lembrando de ativar o mesmo).
compton -b glx --paint-on-overlay --vsync opengl-swc
5. Procure o gerenciador de opções de sua placa NVIDIA (NVIDIA X Server Settings) e deixe habilitado conforme imagem abaixo:


6. Feito isso, basta reiniciar seu computador ou apenas encerrar o X com o seguinte código no terminal:
sudo killall Xorg
E já pode desfrutar do seu sistema sem aqueles cortes que incomodam ao assistir um vídeo no Youtube, assistir um filme no Netflix ou quando for jogar um game.


Gostou? Compartilhe! Dúvidas, sugestões, correções, deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.