Ads Top

ADICIONAR DOCK DE APLICATIVOS NO UBUNTU

Pra quem trabalha horas em frente ao computador e precisa de uma boa produtividade, as docks de aplicativos facilitam e muito em momentos que você precisa alternar entre um programa e outro ou quando precisa de algum arquivo mais rapidamente.


Pensando nisso, hoje vamos instalar a PLANK, uma dock de aplicativos muito eficiente (e minha favorita) disponível para Linux.

Ela apresenta um painel de preferências embutido onde as opções de posição, dimensionamento e tema podem ser configuradas, esticadas, alternadas e ajustadas ao seu conteúdo preferido.

As configurações padrão da Plank são praticamente perfeitas, colocando uma dock centralizada com ícones bem dimensionados na parte inferior, superior ou lateral da tela, porém, você, também, pode minimizar e/ou maximizar aplicativos para a dock com um clique, adicionar e reorganizar os atalhos do aplicativo conforme desejado e, quando suportado, acessar itens de "lista rápida" no menu do botão direito do mouse.

-------

INSTALANDO NO UBUNTU

A Plank dock pode ser instalada no Ubuntu 14.04 LTS ou superior (além de outras distros derivadas / semelhantes como o Linux Mint).

Primeiramente abra uma nova janela do Terminal e cole o seguintes comando, inserindo sua senha onde solicitado:
sudo apt-get install plank
Após instalar, abra o aplicativo "PLANK" no menu de aplicativos de seu ambiente de trabalho.

Para abrir as preferências da Plank, basta clicar com o botão direito no ícone da âncora no lado esquerdo da dock ou numa "borda" invisível que está ao lado de seus aplicativos na dock.

-------

Se você é um novo usuário da Plank ou um fã de longa data, queremos ver suas personalizações.
Compartilhe no nosso twitter com a hashtag #PlankMDRG


Gostou? Compartilhe! Dúvidas, sugestões, correções, deixe nos comentários.

Um comentário:

Vagner Rodrigues disse...

A ferramenta é bem legal, mas estou penando para conseguir adicionar novas aplicações à barra do Plank. Já tentei clicar sobre a aplicação aberta com o lado direito do mouse, mas não há opção de adicionar a aplicação. Você tem algum dica adicional sobre como fazer isso?

Tecnologia do Blogger.